Terça-feira, 3 de Dezembro de 2024
No menu items!

Feira do Granito na sua capital

A IX edição deste certame, considerado como o mais importante a nível nacional, vai decorrer em Vila Pouca de Aguiar de 19 a 22 de Junho e, este ano, regista um aumento de 16 por cento relativamente ao número de expositores, o que revela vitalidade num sector que movimenta 100 milhões de euros por ano e emprega cerca de 5000 pessoas, sendo 2000 postos de trabalho directos.

-PUB-

Por isto não surpreendeu que o presidente do município de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, revelasse que a autarquia “tem-se empenhado numa aposta firme e consistente no evento de modo a ajudar cada vez mais a sustentabilidade do sector e manter a actividade como a principal fileira ocupacional do concelho”.

Este ano, a Feira conta com a presença de cerca de 133 expositores, dos quais 51 relativos ao sector do granito e 30 artesãos. Domingos Dias aproveitou para dar a conhecer outros dados referentes ao granito, garantindo que “ das 150 empresas de extracção localizadas no distrito de Vila Real, cerca de metade estão situadas no concelho de Vila Pouca de Aguiar, com uma produção anual de 4 milhões de toneladas”. Domingos Ribeiro, presidente da AIGRA – Associação dos Industriais do Granito, assegurou que “já não existem pedreiras ilegais” nas zonas da sua influência. “Neste momento todas as pedreiras que laboram no concelho de Vila Pouca de Aguiar estão legalizadas. Temos uma zona cativa de exploração e de uma zona de reserva de exploração, e o Pólo de Telões que são explorações tradicionais”, acrescentou.

Olhando para a situação económica do país, Domingos Dias considera que a actividade do granito é uma das que pode ajudar a combater a crise, mas reclama mais apoios. “Neste momento tem que ser acarinhada pelo Poder Central, porque ela serve para equilibrar a nossa balança de transacções com o exterior, sendo uma fonte de rendimento para a economia nacional”. Nesta radiografia feita ao sector no concelho, o edil realçou também que o volume de transformação do granito “in loco” tem vindo a aumentar. “Quando cheguei à Câmara, há 9 anos atrás, antes da Feira do Granito, cerca de 5 por cento do granito era transformado no concelho, mas neste momento estamos em cerca de 30 por cento”.

Manuel Marques, administrador da empresa Vitaguiar, sublinhou que a organização da IX edição da Feira do Granito está orçada em cerca de 110 mil euros, valor que considerou como uma redução em cerca de 15 por cento em relação a 2009.

Mas nem só de granito viverá a Feira, o programa, além das Jornadas do Granito, contempla várias actividades que vão desde espectáculos musicais, marchas campestres, provas de caça e até baptismos de voos com helicóptero. A cerimónia oficial da abertura do certame está marcada para as 18h00 do dia 19 de Junho.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS