Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024
No menu items!

Festa da Ascensão

Não parece, mas é a mesma N.ª S.ª da Graça que os portugueses veneram desde o Minho aos Açores, e de forma muito especial no alto do Monte Farinha, em Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto. Embora esta imagem não seja a que se venera no famoso miradouro de entre Tâmega e Douro, também, diga-se de passagem, os cristãos não adoram imagens, respeitam-nas por ver nelas um piedoso instrumento que facilita o diálogo e a relação do homem com Deus. E claro, com mais de oitenta paróquias portuguesas consagradas a N.ª S.ª da Graça, mau era que as imagens alusivas à Titular das respectivas paróquias, obedecessem a um só e único modelo que pusesse em causa a inspiração e sensibilidade do artista, nunca tal aconteceu na história da Igreja!

-PUB-

Esta  introdução visa, sobretudo, alertar que a presente imagem foi recolhida algures na cidade de Leiria, onde também nossa Senhora da Graça é muito venerada.  E que a minha, a do Monte Farinha, fica de reserva para ser venerada por quem no próximo dia 31, último domingo  de Maio,   subir onde os ciclistas da Volta a Portugal costumam fazê-lo na etapa mais famosa e difícil do evento. Depois, porque as tradicionais solenidades que anualmente ali ocorrem por esta data, têm mais a ver com a fé em  Cristo do que propriamente com a devoção mariana.  Uma vez  que por Maria se vai a Jesus, ensina São Josemaria Escrivá.

Portanto,  a festa da Ascensão que há séculos se celebra  no alto do Monte Farinha, não é outra senão  a festa da Ascensão do Senhor ao Céu, que

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS