Não parece, mas é a mesma N.ª S.ª da Graça que os portugueses veneram desde o Minho aos Açores, e de forma muito especial no alto do Monte Farinha, em Vilar de Ferreiros, Mondim de Basto. Embora esta imagem não seja a que se venera no famoso miradouro de entre Tâmega e Douro, também, diga-se de passagem, os cristãos não adoram imagens, respeitam-nas por ver nelas um piedoso instrumento que facilita o diálogo e a relação do homem com Deus. E claro, com mais de oitenta paróquias portuguesas consagradas a N.ª S.ª da Graça, mau era que as imagens alusivas à Titular das respectivas paróquias, obedecessem a um só e único modelo que pusesse em causa a inspiração e sensibilidade do artista, nunca tal aconteceu na história da Igreja!
Esta introdução visa, sobretudo, alertar que a presente imagem foi recolhida algures na cidade de Leiria, onde também nossa Senhora da Graça é muito venerada. E que a minha, a do Monte Farinha, fica de reserva para ser venerada por quem no próximo dia 31, último domingo de Maio, subir onde os ciclistas da Volta a Portugal costumam fazê-lo na etapa mais famosa e difícil do evento. Depois, porque as tradicionais solenidades que anualmente ali ocorrem por esta data, têm mais a ver com a fé em Cristo do que propriamente com a devoção mariana. Uma vez que por Maria se vai a Jesus, ensina São Josemaria Escrivá.
Portanto, a festa da Ascensão que há séculos se celebra no alto do Monte Farinha, não é outra senão a festa da Ascensão do Senhor ao Céu, que
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
APOIE O NOSSO TRABALHO.APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.