A “diva da Sétima Arte” virá pela primeira vez a Portugal para ser homenageada no Douro Film Harvest com o prémio CastaDouro Carreira, sendo-lhe dedicada ainda “uma secção do evento”, anunciou, no dia 27, a organização do festival que vai decorrer entre os dias 5 a 11 de Setembro, em Vila Real, Sabrosa, Lamego e Freixo de Espada à Cinta.
Em comunicado, a direcção do festival de cinema duriense, este ano na sua segunda edição, adianta que no Tawny Tribute, secção dedicada à actriz, serão exibidos “alguns dos seus filmes mais marcantes” da estrela italiana.
“Sophia Loren tem uma carreira que se estende por seis décadas e recebeu mais de meia centena de prémios, incluindo, em 1991, um Óscar Honorário da Academia, tendo sido declarada um dos maiores tesouros do mundo”, recorda o comunicado.
Nascida em Roma, a 20 de Setembro de 1934, a actriz já participou em mais de 80 produções cinematográficas, tendo ganhado fama mundial em 1962, quando recebeu o Óscar de Melhor Actriz pelo filme “Duas mulheres”, interpretação que também lhe rendeu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes.
A notícia surge poucos dias depois de ter sido divulgada a lista de presença do publicitário brasileiro Edson Athayde, de António Alaby, estratega e gestor, e de Laurence Bergreen, “um dos mais reputados biógrafos da actualidade”, no painel de convidados que vai promover um workshop e as duas master classes no âmbito da programação paralela do Douro Film Harvest.
De recordar que, o Douro Film Harvest, que vai decorrer de 7 a 11 de Setembro, de forma descentralizada pelas salas de espectáculos de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta, promete trazer ao Douro as melhores ‘colheitas’ cinematográficas e grandes estrelas da sétima arte mundial.
Para esta edição está confirmado também o nome de Gustavo Santoalalla, músico natural da Argentina (país homenageado nesta edição do festival) que, em seis anos de carreira, já é um dos mais galardoados compositores de bandas sonoras, sustentando vários prémios, entre os quais dois Óscares e dois Globos de Ouro por trabalhos em filmes como “Brokeback Mountain”, “Babel”, “21 gramas”, “O diário de Che Guevara” ou “Amor cão”. O músico e compositor argentino vai também actuar no âmbito da Ruby Selection e na Moon Harvest.
Garantida na programação do festival duriense está também a antestreia nacional do filme “O último Voo do Flamingo”, uma obra de Mia Couto adaptada ao cinema por Luís Galvão Telles.
O cartaz da segunda edição do festival inclui outras antestreias, nomeadamente do filme “Nanga Parbat”, de Joseph Vilsmaier (2009/2010), premiado com o Audience Award Trento Film Festival 2010.
No que diz respeito às novas secções, “são também estreias a ‘Colheita de 70’, ano conhecido como de grande riqueza vinícola e cinematográfica, a ‘Moon Harvest’, uma sessão especial ao ar livre no B. B. King Parque, em Sabrosa, contando com uma actuação especial de Gustavo Santaolalla, bem como a ‘Wine &Food Films’, uma mostra única dos filmes mais inspiradores, que celebram a magia do cinema, exibidos em lugares inusitados”, frisou a organização do festival.