No sábado, decorreu a habitual celebração eucarística e pregação, importante ocasião de fé e devoção ao Senhor do Monte.
Finda a cerimónia religiosa, a festa continuou com as atuações do Rancho Folclórico de Beça e do grupo de concertinas “Rapazões da Venda Nova”, sendo que o primeiro dia terminou com as tradicionais Chegas de Bois.
Por sua vez, no domingo, celebrou-se a missa solene e pregação ao santo, seguindo-se um dos momentos mais aguardados da romaria, a majestosa procissão com 12 andores.
O cortejo foi acompanhado pelas Bandas Musicais de Cête (Paredes) e de Rebordondo e por milhares de devotos que permaneceram no recinto para desfrutarem das suas merendas em ambiente familiar, assistirem aos concertos das bandas convidadas e ainda visitarem os vendedores ambulantes que, ano após ano, continuam a marcar presença nestas festividades.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, participou nos atos religiosos acompanhado pelos vereadores Guilherme Pires e Hélio Martins e pelo presidente da Junta de Freguesia de Pinho, José Quintas Lage.