Na categoria Pró, as atenções estiveram viradas para os três primeiros classificados, pois Sandro Silva contraiu uma lesão recentemente e esteve em risco de não conseguir participar, acabando por estar um pouco limitado. Ainda assim sagrou-se novamente campeão na classe dos profissionais. Pedro Dias que se encontrava na segunda posição, perdeu o lugar para Nuno Barroso, que acabou o campeonato em segundo lugar.
Nos iniciados, Álvaro Lima assegurou o 3º lugar, embora nesta prova não tivesse uma grande performance. Mas a grande luta do dia foi mesmo entre os pilotos flavienses, da equipa Run&Bike, os irmãos Yuri e Kevin Lourenço, pois a diferença entre os dois antes da prova era de apenas um ponto a favor do Yuri.
Desta forma, desde o início da fase de classificação para a final, os dois estiveram sempre bastante próximos em termos de pontuação. E foi assim, com apenas dois pontos de diferença que o Kevin alcançou o 1º lugar da prova, ficando o Yuri em 2º lugar.
Com este resultado, a classificação final do campeonato alterou-se e Kevin Lourenço obteve o título de campeão nacional de Dirt Jumping, na classe de iniciados e o seu irmão Yuri Lourenço foi vice-campeão, a apenas dois pontos.
Para o próximo ano, os irmãos Kevin e Yuri Lourenço passarão à classe profissional, com a convicção de que podem continuar a representar com bons resultados a cidade de Chaves e, quem sabe, motivar outros atletas da região para a prática desta actividade desportiva.