Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Forças de segurança do distrito receberam quatro novas viaturas

Três viaturas para GNR e uma para PSP. Foi o que coube ao distrito de Vila Real na partilha de uma frota de perto de centena e meia de viaturas entregues pelo Governo às forças de segurança. Além de ter recebido apenas um veículo, é provável que a polícia ainda tenha que retribuir a prenda, ao ter de devolver uma das suas viaturas usadas.

-PUB-

De um lote de 146 viaturas que o Ministério da Administração Interna entregou, no dia 28, às forças de segurança portuguesas, couberam quatro ao distrito de Vila Real, mais exactamente três para a Guarda Nacional República (GNR) e uma para a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Segundo fonte da GNR, das três novas viaturas entregues à Brigada de Trânsito, todas ‘fardadas’, uma foi para Chaves e outras duas ficaram em Vila Real, na sede do Comando Territorial (que engloba ainda os concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Murça, Mondim de Basto, Valpaços, Montalegre, Boticas, Peso da Régua, Alijó, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio e Sabrosa).

A PSP vila-realense apenas foi ‘presenteada’ com uma viatura, munida de um kit de transporte de detidos. Segundo um jornal nacional, “para receberem estas viaturas, alguns dos comandos da PSP (à excepção de Lisboa e Porto) terão de dar em troca veículos ainda usados para patrulhar”, uma informação que o Nosso Jornal tentou, sem sucesso, confirmar junto do Gabinete de Relações Públicas daquela força de segurança, que apenas confirmou a atribuição de uma viatura e remeteu mais informação para o que “foi publicado nos jornais”.

Na sexta-feira, e de uma assentada, Rui Pereira, ministro da Administração Interna, entregou mais 146 novas viaturas, o que perfaz um total de 503 já atribuídas, só este ano, aos vários comandos da PSP e GNR espalhados de Norte a Sul do país.

Das 146 novas viaturas entregues nesta última leva, 86 foram atribuídas à PSP e 60 à GNR, num investimento total na ordem dos 2,6 milhões de euros.

Ao abrigo da Lei de Programação de Equipamentos e Infra-estruturas, previu-se a atribuição de 428 novas viaturas às forças de segurança, 208 das quais destinadas à Guarda e 220 à Polícia. “Trata-se de um conjunto de veículos de tipologia diversa, nomeadamente jipes, pick-ups, carros patrulha e motociclos, estes últimos num total de 30, destinados à PSP”, explicou fonte do MAI.

Rui Pereira, que considerou a medida como uma aposta do Governo em “apetrechar e modernizar as forças de segurança, em benefício do direito à segurança, prevenção e repressão da criminalidade”, contabilizou um investimento global de perto de 7,8 milhões de euros.

Rui Pereira recordou que a Lei de Programação de Infra-estruturas e Equipamentos conta com “uma programação plurianual, com um horizonte temporal de cinco anos (2008-2012), e contempla um investimento que ascende a 400 milhões de euros, o que representa uma duplicação do investimento nas Forças de Segurança. Para além do investimento em instalações, armas e equipamentos, sistemas e tecnologias de informação e de comunicação, esta programação plurianual prevê a renovação da frota de viaturas das forças de segurança”.

O ministro deixou a garantia de que “com tal renovação, nenhuma viatura deverá ter mais de seis ou oito anos de utilização, conforme se trate de viaturas de patrulha urbana ou de viaturas todo o terreno”.

Segundo fonte do MAI, “desde que este Governo tomou posse já foram entregues 1.481 viaturas às forças de segurança, num investimento superior a 19 milhões de euros”.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS