Para tal, basta um contacto para receber o gabinete na propriedade de agro-pecuária a custos meramente sociais.
O incentivo à criação de empresas e o desenvolvimento das existentes e o combate ao abandono e desertificação das zonas rurais são objectivos permanentes dos técnicos que fazem cerca de uma dezena de deslocações por dia em todo o concelho. Verifica-se uma predominância das consultas no gado bovino.
O presidente da Câmara Municipal sublinha o facto de a autarquia dar «um forte apoio aos agricultores num concelho em que muitas famílias têm na agricultura a sua principal fonte de subsistência» e, uma vez que os apoios dos fundos comunitários tardam em serem libertados pelo governo, o Gabinete de Apoio ao Agricultor é, adiantou Domingos Dias, uma «medida essencial para a sobrevivência das propriedades agrícolas».
Os serviços prestados pelo Núcleo de Consultadoria Agrícola visam incentivar e apoiar acções de desenvolvimento agrícola e rural, designadamente consultas, análises clínicas, pequenas cirurgias e outras vacinações; aconselhamento de nutrição e tratamentos a pragas e doenças; aconselhamento relativo à produção animal, entre outros serviços.