Sábado, 2 de Julho de 2022

Glocal apresenta projecto inovador

No final do mês de Abril, Vila Real vai ser palco de um “Mercado de Ideias”, uma iniciativa da Glocal que tem como base dois sistemas recentemente implementados de apadrinhamento e mentores voluntários. Os dois projectos, inovadores ao nível europeu, já contam com casos de sucesso, na região, mas pretendem expandir-se, sustentando-se no conceito de […]

No final do mês de Abril, Vila Real vai ser palco de um “Mercado de Ideias”, uma iniciativa da Glocal que tem como base dois sistemas recentemente implementados de apadrinhamento e mentores voluntários. Os dois projectos, inovadores ao nível europeu, já contam com casos de sucesso, na região, mas pretendem expandir-se, sustentando-se no conceito de solidariedade económica.

 

O “Sistema de Apadrinhamento” e o “Sistema Voluntário de Mentores” são duas das apostas mais recentes da Iniciativa Glocal que, no dia 27, foram partilhadas com vários parceiros europeus da agência vila-realense, durante uma conferência transnacional que focou a questão da “inovação em projectos de apoio ao auto-emprego”.

Cristina Coelho, uma das responsáveis pela Glocal, explicou-nos que os dois sistemas “apelam à solidariedade económica”, na medida em que têm por finalidade incentivar empresários, já estabelecidos, “a financiar os novos empreendedores”, no caso do sistema de apadrinhamento, ou, simplesmente, “a partilhar a suas experiências, fazendo alguma mentoria prática, no apoio directo a esses empreendores”, para os mentores voluntários.

Com os dois sistemas a funcionar já de forma embrionária, na região duriense, a Glocal pretende, agora, a sua expansão, de forma “mais substancial”, promovendo o seu lançamento num “Mercado de Ideias”, um evento que decorrerá no Governo Civil e que já tem confirmada a presença de 19 jovens empresários.

“Eles vão mostrar a sua ideia de negócio e tentar vender, à comunidade empresarial, para serem apadrinhados ou tutoriados”, explicou Cristina Coelho.

Contando já com três experiências na região, os dois novos sistemas “são completamente inovadores”, embora a ideia tenha nascido a partir da tentativa de implementação, na região, da rede europeia “Business Angels” que “também já existe, em Portugal, mas de forma muito incipiente”.

A diferença é que na rede “Business Angels”, o princípio é o lucro, o que não se adequa muito bem aos nossos pequenos negócios, uma vez que não temos empresas de crescimento elevado e rápido”, sublinhou a responsável pela Glocal, esclarecendo que os sistemas de apadrinhamento e tutoria se baseiam, principalmente, no conceito de “solidariedade económica”.

Apresentar as inovações e tendências da Europa, ao nível de projectos de apoio ao empreendorismo e ao auto-emprego e a promoção do emprego em públicos mais desfavorecidos foi o objectivo da conferência transnacional que reuniu as duas redes de parceiros, criadas pela iniciativa comunitária EQUAL, numa das quais (intitulada “Gateway to Enterprise”) está inserida a Glocal, ao lado de outros projectos provenientes da Inglaterra, Alemanha e Polónia.

Na cerimónia de encerramento do seminário, António Martinho, Governador Civil do distrito de Vila Real, lançou o desafio ao projecto Glocal, para colaborar na organização de um concurso, seguindo a lógica de apoio ao empreendorismo, na área da Protecção Civil.

 

Maria Meireles

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.