No final do mês de Abril, Vila Real vai ser palco de um “Mercado de Ideias”, uma iniciativa da Glocal que tem como base dois sistemas recentemente implementados de apadrinhamento e mentores voluntários. Os dois projectos, inovadores ao nível europeu, já contam com casos de sucesso, na região, mas pretendem expandir-se, sustentando-se no conceito de solidariedade económica.
O “Sistema de Apadrinhamento” e o “Sistema Voluntário de Mentores” são duas das apostas mais recentes da Iniciativa Glocal que, no dia 27, foram partilhadas com vários parceiros europeus da agência vila-realense, durante uma conferência transnacional que focou a questão da “inovação em projectos de apoio ao auto-emprego”.
Cristina Coelho, uma das responsáveis pela Glocal, explicou-nos que os dois sistemas “apelam à solidariedade económica”, na medida em que têm por finalidade incentivar empresários, já estabelecidos, “a financiar os novos empreendedores”, no caso do sistema de apadrinhamento, ou, simplesmente, “a partilhar a suas experiências, fazendo alguma mentoria prática, no apoio directo a esses empreendores”, para os mentores voluntários.
Com os dois sistemas a funcionar já de forma embrionária, na região duriense, a Glocal pretende, agora, a sua expansão, de forma “mais substancial”, promovendo o seu lançamento num “Mercado de Ideias”, um evento que decorrerá no Governo Civil e que já tem confirmada a presença de 19 jovens empresários.
“Eles vão mostrar a sua ideia de negócio e tentar vender, à comunidade empresarial, para serem apadrinhados ou tutoriados”, explicou Cristina Coelho.
Contando já com três experiências na região, os dois novos sistemas “são completamente inovadores”, embora a ideia tenha nascido a partir da tentativa de implementação, na região, da rede europeia “Business Angels” que “também já existe, em Portugal, mas de forma muito incipiente”.
A diferença é que na rede “Business Angels”, o princípio é o lucro, o que não se adequa muito bem aos nossos pequenos negócios, uma vez que não temos empresas de crescimento elevado e rápido”, sublinhou a responsável pela Glocal, esclarecendo que os sistemas de apadrinhamento e tutoria se baseiam, principalmente, no conceito de “solidariedade económica”.
Apresentar as inovações e tendências da Europa, ao nível de projectos de apoio ao empreendorismo e ao auto-emprego e a promoção do emprego em públicos mais desfavorecidos foi o objectivo da conferência transnacional que reuniu as duas redes de parceiros, criadas pela iniciativa comunitária EQUAL, numa das quais (intitulada “Gateway to Enterprise”) está inserida a Glocal, ao lado de outros projectos provenientes da Inglaterra, Alemanha e Polónia.
Na cerimónia de encerramento do seminário, António Martinho, Governador Civil do distrito de Vila Real, lançou o desafio ao projecto Glocal, para colaborar na organização de um concurso, seguindo a lógica de apoio ao empreendorismo, na área da Protecção Civil.
Maria Meireles