A Associação Académica da Universidade de Trás-os–Montes e Alto Douro (AAUTAD) está a preparar mais um início do ano lectivo e a recepção às centenas de caloiros, “este ano com cuidados redobrados devido à pandemia de gripe A”.
Luís de Matos, presidente da Associação Académica, revelou, ao Nosso Jornal que, além de estar envolvida no Plano de Contingência que está a ser elaborado pela universidade transmontana, estão a ser preparadas várias medidas contra a propagação do vírus nas festas académicas, nomeadamente na semana das “Barraquinhas” e na Semana do Caloiro.
“Primeiro vamos sensibilizar os estudantes para que, em caso de apresentarem sintomas da Gripe A, entrem em contacto com as entidades de saúde responsáveis, nomeadamente linha Saúde 24 (808 24 24 24)” e que evitem a deslocação ao recinto das festas, explicou o mesmo responsável, referindo ainda que serão distribuídos folhetos informativos sobre os cuidados a ter para evitar a disseminação do vírus.
Para além dos potenciais foliões que normalmente participam das festas, os estudantes e a população em geral, a AAUTAD vai ainda sensibilizar os cursos que terão as suas barracas de venda de bebidas para os cuidados a ter na comercialização das mesmas, nomeadamente no manuseamento dos copos.
Segundo Luís de Matos, a Associação tem vindo a manter contactos com as autoridades ligadas à Saúde Pública e com a própria UTAD no sentido de “garantir todas as condições de segurança sanitária” nas instalações das festas, estando a tentar encontrar apoios para garantir a colação de dispensadores de desinfectantes do recinto.
De recordar que a UTAD abriu este ano perto de 1350 vagas, estando previsto que os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior sejam conhecidos no dia 14 de Setembro.
Luís Matos revelou ao Nosso Jornal que ainda não estão escolhidas as datas para as duas festas de recepção aos caloiros, no entanto referiu que estas devem decorrer nos mesmo moldes do ano passado, com a Semana das “Barraquinhas” a decorrer no final de Setembro ou início de Outubro, e a Semana do Caloiro já em Novembro.