Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!
Eduardo Varandas
Eduardo Varandas
Arquiteto. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Guiães e sua inserção no Município de Vila Real (1)

Ao ler, no último número do Nosso Jornal, a notícia referente à revisão do PDM, que brevemente vai entrar em discussão pública, não fiquei nada surpreendido com a revelação de que o actual presidente da Junta de Freguesia de Guiães, José Monteiro, se tem insurgido, muito justamente, contra a falta de apoio que tem sentido, do actual executivo municipal, para com a nossa freguesia, que o tem impedido de cumprir cabalmente os compromissos assumidos com a população que o elegeu. Aliás, bem vistas as coisas, a culpa não é deste ou de qualquer outro presidente, que tem passado pelo poder municipal vila-realense. Desde sempre que a política dos poderes públicos do nosso concelho tem sido de discriminação absoluta das aldeias, principalmente daquelas que se encontram mais afastadas do centro de gravidade do poder autárquico.

Como toda a gente já se deu conta, há uma tendência enraizada na mentalidade dos edis, de favorecer, prioritariamente, as freguesias urbanas e suburbanas e só depois, em última instância, as freguesias rurais vão levando algumas migalhas, sendo que, no que toca a Guiães, por se situar na parte mais periférica do município, é duplamente prejudicada, isto é, para além da condenação que representa o seu distanciamento geográfico à sede de concelho, tem sido esquecida e abandonada, sem contemplações, no que diz respeito aos apoios a que tem direito.

Nunca me esqueci da velha aspiração, acalentada pelos nossos antepassados, que a minha falecida mãe contava amiudadas vezes, e que basicamente tinha que ver com o facto

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS