A Casa Alegria vai nascer na antiga creche em Canelas do Douro, concelho de Peso da Régua, num investimento de um milhão de euros, financiada em 65% pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
O edifício da Casa Alegria tem uma longa ligação à comunidade de Canelas. Originalmente conhecido como a “Casa do Dr. Barrigas”, foi doado à Associação de Assistência de Nossa Senhora das Candeias (AANSC) no final dos anos 70 para acolher uma creche e jardim de infância, obra financiada pela Segurança Social e inaugurada em 1982. O envelhecimento da população levou ao encerramento da creche há cerca de 10 anos. Desde essa altura, o edifício ficou praticamente vazio, mantendo apenas alguns serviços de apoio. Entretanto, a associação reforçou as respostas sociais dedicadas à população idosa, como o Centro de Dia, o Serviço de Apoio Domiciliário e outras atividades com a comunidade, apoiando cerca de 70 pessoas, a maior parte com acordos com a Segurança Social.
Agora, a antiga creche, juntamente com um outro pequeno edifício contíguo, vão ganhar uma nova vida com a criação da “Casa Alegria”. Este projeto de “habitação colaborativa e comunitária” é uma resposta social “pioneira” no concelho, tal como explicou à VTM, Tatiana Silva, diretora técnica da AANSC.
Artigo exclusivo PREMIUM
Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.
Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em Entrar




