À margem do que tem acontecido em anos anteriores, a APCVR assinalou o dia internacional da pessoa com deficiência, que se celebra, anualmente, no dia 3 de dezembro.
Contudo, e devido à pandemia de Covid-19, as celebrações decorreram num ambiente mais recatado, com a presença de alguns convidados, entre os quais Gabriel Martins, do ACES Douro, e Eugénia Almeida, vereadora da câmara municipal de Vila Real, que aproveitaram o momento para lembrar a importância de se comemorar este dia.
“Este dia é mais um dia”, salienta Carlos Varela, presidente da APCVR, lembrando que “é preciso pensar na deficiência todos os dias e não apenas nestas ocasiões. As pessoas não se podem esquecer que a deficiência existe e que precisa de uma discriminação muito positiva, o que ainda não acontece”.
Sobre isso, também Cláudia Carvalho, diretora técnica da associação, defende ser necessário que mais empresas apostem em contratar pessoas com deficiência.
“Ainda hoje a secretária de Estado anunciou que está previsto, para o próximo ano, um pacote de medidas, a implementar localmente, para que as empresas possam, de uma vez por todas, perceber as mais valias de contratarem pessoas com deficiência”, aplaude, referindo que “são pessoas que, enquanto trabalhadores motivados, fazem um trabalho exímio, em prol da empresa que representam”.
Neste dia especial, houve lugar a uma atuação musical e ainda a uma largada de pombos.