A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tarouca celebrou 51 anos de serviço ao concelho.
O dia começou com “o hastear das bandeiras, seguindo-se da missa solene, a receção às entidades oficiais e a sessão solene de celebração dos 51 anos ao serviço da população”.
A cerimónia foi um momento de “homenagens a elementos que deixaram a sua marca na história da associação”. Para além destas iniciativas, ocorreu também a entrega de lembranças, distinções e palavras aos bombeiros.
José Damião Melo, presidente da câmara municipal, durante a sua intervenção, destacou a ligação profunda que mantém com a corporação de bombeiros, partilhando a sua experiência enquanto bombeiro há 34 anos. “Esta casa fez parte da minha vida e continua a fazer. Aqui não sou só presidente. Sou um dos vossos”.
No seu discurso, José Damião Melo anunciou que, no próximo ano, vão ser implementadas “medidas de apoio e valorização aos bombeiros do concelho”.
As medidas visam “a valorização e benefícios dirigidos ao bombeiro voluntário, o reforço da luta pela atribuição de benefícios sociais e fiscais que compensem a entrega e o serviço prestado pelos voluntários, e o compromisso de luta pela estabilidade e reconhecimento da carreira de bombeiro profissional”.
O dia ficou também marcado por “um desfile que seguiu pelas ruas da vila”. A manhã terminou num almoço de confraternização que juntou várias gerações de bombeiros à mesma mesa.







