Segunda-feira, 16 de Maio de 2022

Hospital da Luz já tem Centro de Oncologia

O cancro é a segunda causa de morte no mundo. No caso de Portugal, e de acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que a doença tenha provocado a morte a cerca de 31 mil pessoas em 2020. Sobre 2021, ainda não há dados oficiais

As doenças oncológicas continuam a ser uma das principais causas de morte no mundo. Em Portugal, os tipos de cancro mais diagnosticados são o cancro da mama, da próstata, do pulmão, de estômago e da bexiga. Certo é que os avanços da ciência têm permitido reduzir o sofrimento de muitos doentes.

A pensar no bem-estar da população com doença oncológica, e de forma a evitar viagens longas, o Hospital da Luz de Vila Real tem agora disponível um Centro de Oncologia, que tem “uma equipa clínica multidisciplinar, com médicos de várias especialidades, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas, que acompanha todos os doentes ao longo do seu processo de diagnóstico e tratamento”, explica Matilde Salgado, oncologista e coordenadora do Centro de Oncologia, acrescentando que “com uma equipa e um espaço próprios, aumentámos a capacidade de tratamento de doenças oncológicas, nas melhores condições de conforto e segurança”. 

Segundo Matilde Salgado, “a oncologia médica é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças oncológicas. Trabalha em conjunto com outras especialidades médicas e profissionais clínicos, para determinar e propor a cada pessoa a melhor abordagem da sua doença”, aumentando a possibilidade de cura.

“Aumentámos a capacidade de tratamento de doenças oncológicas, nas melhores condições de conforto e segurança”
MATILDE SALGADO
Coord. Centro
de Oncologia
do Hospital da Luz
de Vila Real

“No Centro de Oncologia do Hospital da Luz Vila Real, orientamos o planeamento dos cuidados para as necessidades de cada doente. São elas que ditam as especialidades a envolver na abordagem à doença”, refere a oncologista, lembrando que até há bem pouco tempo, apenas a cirurgia era vista como um tratamento eficaz. Contudo, “há hoje um vasto conhecimento sobre as potencialidades dos tratamentos de quimioterapia e hormonoterapia, além dos chamados tratamentos inovadores, como as terapêuticas alvo e a imunoterapia”, afirma.

Matilde Salgado aproveita para destacar os tratamentos oncológicos neste centro, nomeadamente “a quimioterapia, a imunoterapia, a hormonoterapia, anticorpos monoclonais e terapêuticas alvo” e ainda que “o Centro de Oncologia funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.