Para a concretização desta candidatura contribuiu o protocolo estabelecido entre a edilidade de Vila Pouca de Aguiar e a UNICER. Agora, a Câmara de Vila Pouca de Aguiar pretende instalar a Escola de Hotelaria, Estação de apoio à Ciclovia/Ecopista e ainda uma Universidade Sénior.
Situado na área do famoso Parque das Pedras Salgadas, o edifício existente encontra-se em avançado estado de degradação e o presidente da Câmara Municipal, Domingos Dias, vê com bons olhos esta reabilitação. “Espero que a candidatura do Hotel Universal seja aprovada, com a Escola de Hotelaria, com a Universidade Sénior e com a Estação de Apoio à Ciclovia. Se isto tudo se concretizar, obviamente que esta área vai ganhar outra dinâmica. Agora, não é de um dia para o outro. É urgente esta reabilitação, numa função, que adaptada às necessidades da sociedade actual, o preencha e lhe confira a dignidade perdida”, sublinhou.
Construído no princípio do século XX, este edifício está indelevelmente ligado ao período de ouro do termalismo. Domingos Dias justificou ainda o porquê da aposta nas três valências para o Hotel Universal. “A Escola de Hotelaria surge ancorada na tradição do termalismo do local, de fama nacional. A Universidade Sénior, integrada neste espaço de grande beleza natural, convida à reflexão e ao termalismo – actividade típica para seniores – e a sua permanência no local. Enquanto, a Estação de Apoio à Ciclovia, que recuperou parte do traçado da via-férrea da linha do Corgo, será importante para os cicloturistas”.
Estima-se que o valor da recuperação e reabilitação do velho Hotel Universal seja de um milhão de euros.
Neste contexto, está prevista ainda a requalificação das margens do rio Avelames (limpeza e espaço de lazer), que tornará ainda mais aprazível o Parque Termal de Pedras Salgadas.