Terça-feira, 10 de Dezembro de 2024
No menu items!

Inaugurar uma escola é “a melhor homenagem que se pode prestar à República”

O município de Mondim de Basto foi um dos cem a nível nacional que pôde comemorar o centenário da República Portuguesa com a inauguração do seu centro escolar. Uma cerimónia que encaixa perfeitamente na efeméride, já que, como defendeu o autarca mondinense, “com melhores escolas, somos capazes de criar cidadãos livres e participativos”.

-PUB-

“Gostei muito do que vi, esta é uma escola que, como muitas outras que hoje são inauguradas, dá melhores condições de espaço e novas tecnologias às crianças, e a oportunidade aos professores de conseguirem melhores resultados”, explicou o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, no dia cinco, depois da cerimónia de inauguração do Centro Escolar de Mondim de Basto Oeste, uma obra orçada em 2,7 milhões de euros e que já está em funcionamento desde o início do ano lectivo.

Também Humberto Cerqueira, presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, sublinhou a qualidade do novo centro escolar, “um edifício que é mais que uma escola”. “Mais do que um edifício com excelentes condições de conforto, o que representa uma melhoria relativamente às escolas que encerraram, é sobretudo um novo conceito de escola”, referiu o autarca, garantindo que esse novo conceito segue de perto “um dos principais ideários da república e da nossa democracia: a igualdade de oportunidades”.

Apesar das evidentes mais–valias da nova infra-estrutura, Humberto Cerqueira lembrou que “naturalmente, um novo modelo de organização da rede escolar, implica esforço e compreensão por parte de todos os membros da comunidade educativa”. “Quero, por esta razão, neste momento, agradecer aos encarregados de educação, professores e alunos, toda a compreensão e colaboração manifestada”, sublinhou.

Além do investimento na construção do Centro Escolar, a autarquia mondinense está ainda a fazer um grande esforço financeiro paralelo ao disponibilizar “uma moderna rede de transportes, com a aquisição de três novos autocarros, e ainda os apoios à aquisição de livros e material escolar aos alunos mais carenciados”.

“Todo este esforço financeiro tem um objectivo: criar condições para uma melhor qualidade de ensino para as nossas crianças”, sublinhou o edil.

Relativamente à construção do outro centro escolar previsto para aquele concelho, Pedro Silva Pereira advertiu “não é possível fazer todos ao mesmo tempo” e sublinhou que o esforço que já está a ser feito pelo Governo, em parceria com as autarquias, “é um contributo para termos uma educação melhor”, afinal, “números do insucesso e do abandono escolar não podem ser vistos como um mal menor da nossa educação”.

“Temos que dar oportunidade às nossas crianças para terem sucesso”, concluiu o Ministro da Presidência.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS