Segunda-feira, 2 de Agosto de 2021

Internet gratuita em locais públicos

A autarquia de Valpaços implementou redes WiFi, que consistem em criar zonas de acesso livre à internet, em vários locais do Concelho, sendo prioridade os espaços de atendimento ao público, equipamentos municipais e zonas de maior afluência turística.

-PUB-

Segundo o comunicado da câmara, o objetivo passa por “proporcionar aos munícipes acesso livre à internet, potenciando o desenvolvimento de serviços, bem como o enriquecimento das experiências turísticas”. 

Este serviço, resultou de uma candidatura à Comunidade Europeia efetuada em 2019, tendo sido atribuído um voucher de 15 mil euros ao município, de natureza não reembolsável, para a instalação de equipamentos WiFi, de elevada disponibilidade. Nesta candidatura europeia apenas foram beneficiados alguns municípios portugueses, entre eles o município valpacense.

A candidatura ao projeto europeu WiFi4EU instalada em espaços públicos da cidade como os Jardins dos Paços do Concelho, Complexo Desportivo de Valpaços, Piscinas Municipais, Casa do Vinho e Loja Interativa de Turismo, Loja do Cidadão e área envolvente, e Largo do Hospital, vem complementar os hotspots já instalados através da candidatura ao Norte 2020 “Valpaços Digital”, no valor de 32.500 euros financiados em 85%, instalados no Pavilhão Multiusos e toda a área envolvente, zonas de atendimento do edifício da Câmara Municipal, salas de formação da Casa do Vinho, biblioteca e área envolvente à igreja matriz, junta de freguesia de Vilarandelo (largo do Toural) e junta de freguesia de Carrazedo de Montenegro, junto à loja de Cidadão, permitindo o aumento da cobertura de rede.

Em breve, todos estes locais terão visível a insígnia “free wifi”, com o objetivo de facilmente se identificar a existência deste serviço gratuito.

A criação destas redes é encarada pela autarquia como “muito importante na medida em que fornece uma maior comodidade aos valpacenses”, bem como a todos aqueles que nos visitam, “propiciando a ciberinclusão e cultura eletrónica, possibilitando também a aproximação dos cidadãos à autarquia e aos serviços disponibilizados por esta”.

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO.
APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

ÚLTIMAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.