Este ano, alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Alijó (projeto Probótica) e do Clube da Programação e Robótica foram os "professores" numa aula de Iniciação à Programação aos alunos da Universidade Sénior de Alijó, demonstrando que todos podem aprender a programar! Foi muito reconfortante verificar a reação das duas gerações a trabalhar em conjunto, entreajudando-se e criando laços de amizade. Foi, também, uma oportunidade para os alunos envolvidos aprenderem e ensineram num cenário de aprendizagem diferente, fora da sala de aula tradicional, possibilitando o desenvolvimento de competências multidisciplinares, nomeadamente as que se encontram enunciadas nos referenciais de competências do séc. XXI.
A aprendizagem da programação melhora a capacidade de resolução de problemas e superação de obstáculos e envolve diversas áreas disciplinares. São aptidões fundamentais para lidar no quotidiano de uma sociedade fortemente digital.
Para os “seniores” foi o primeiro contacto com uma linguagem de programação (Scratch), a realização das primeiras linhas de código e as primeiras aplicações/projetos!
Ao longo da semana, foram ainda diversas as atividades realizadas na D. Sancho II para assinalar a Hora do Código, entra as quais a participação no “Coding Fest 2017” e a realização dos desafios de programação do site da Hora do Código.
O desenvolvimento das Competências Digitais dos alunos tem sido uma preocupação permanente na D. Sancho II e foram, também, uma das medidas salientadas na Iniciativa Nacional Competências Digitais – Portugal INCoDe.2030, através do alargamento, já no próximo ano letivo, das TIC na matriz curricular.