Num final de tarde verdadeiramente sufocante e com muito pó, ambas as equipas evoluiram no Mão-do-Homem, em Escariz, com o intuito de entrarem com o “pé direito” na prova.
Nos minutos iniciais, a turma de Vila do Conde mostrou que poderia levar na sua bagagem os pontos em disputa, mas, decorridos alguns minutos, a turma da casa conseguiu a vantagem no marcador e tudo se modificou. Aos 7’, o esférico é colocado em profundidade para a esquerda do seu ataque e Luís Miguel, em remate cruzado, bate o guardião Manuel Pinto. A Diogo Cão começou a revelar-se uma equipa com outros argumentos e, aos 27’, Zé Carvalho numa jogada bem delineada esbanja uma excelente oportunidade para elevar o ‘score’. No minuto seguinte, o perigo rondou a baliza à guarda de Sérgio, com Hélder Maio a surgir isolado em frente ao guardião da casa, mas este faz uma defesa arrojada.
No início da segunda metade, o Rio Ave procurou o prejuízo, mas a Diogo Cão tinha mais atitude. Aos 46’ há um livre a favorecer a turma vilacondense, Hélder Nunes ao apontar o remate, o esférico bate na barreira e só pára no fundo da baliza.Os comandados da dupla José Maria/Jorge Topinha não esmoreceram e, aos 51’, surge de novo a “alegria do povo”, há um cruzamento/remate da direita do ataque da turma da casa, defesa incompleta de Manuel Pinto, com Marcelo Pereira, oportuno, a dar outro colorido ao marcador.
A partir daqui, o Rio Ave voltou a subir de rendimento, começou a jogar no meio-campo da turma da casa, só que, aos 66’, Zé Carvalho em remate colocado bate Manuel Pinto pela terceira vez.
O Rio Ave empurrou a Diogo Cão para o seu meio campo, mas a baliza de Sérgio apenas foi alvejada mais uma vez, aos 75’. Pedro Ribeiro cruza da direita do seu ataque, o esférico é colocado na área, com Hélder Maio a rematar de primeira para reduzir a desvantagem. Este golo acabou por espevitar os atletas vilacondenses, mas também teve o condão de despertar a turma da casa que poderia ter arrumado a questão aos 78 minutos, mas o remate de Zé Carvalho bateu com estrondo na barra.
Boa arbitragem.
FICHA TÉCNICA
Jogo no Campo Mão-do-Homem, em Escariz.
Árbitro: Luís Caiado, de Viseu.
Auxiliares: Tiago Rodrigues e Pedro Reis.
Diogo Cão: Sérgio; Zé Miguel, Alexandre, Luís Cipriano e Bruno Guedes; Pedro Ribeiro (Diogo Gonçalves, 73’), Rui Pinto e Zé Carvalho; Sebastião Lordelo (Miguel Monteiro, 84’), Marcelo Pereira e Luís Miguel (Fábio Silva, 73’).
Suplente não utilizado: Jorge Lopes.
Treinadores: José Maria/Jorge Topinha.
Capitão: Luís Cipriano.
Rio Ave: Manuel Pinto; Bruno Ferreira (Carlos Furtado, 64’), Manuel Silva, Hugo Pereira e António Ferreira; Eduardo Silva, Leandro Maia (António Pereira, 33’) e Cláudio Nunes (Pedro Ribeiro, 33’); Hélder Maio, Hélder Nunes e André Ferreira.
Suplentes não utilizados: Eduardo Graça, João Soares, André Leite e Igor Costa.
Treinador: Manuel Gamboa.
Capitão: Hélder Nunes.
Ao intervalo: 1-0.
Cartão amarelo: Bruno Guedes (77’).
Marcadores: Luís Miguel (7’), Hélder Nunes (46’), Marcelo Pereira (51’), Zé Carvalho (66’) e Hélder Maio (75’).