Milhares de travessas do levantamento da superstrutura foram transportados para a estação de Vila Real, sendo que a plataforma está já sem carris.
A promessa da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, aquando da assinatura da consignação da primeira fase das obras parece estar a ser cumprida. Recentemente foi lançado pelo Governo o concurso público para o fornecimento de novo balastro em granito para as linhas do Corgo e Tâmega. Porém e apesar destes passos, José Caetano, dirigente do Sindicato Nacional dos Transportes Ferroviários do Norte, deixa um aviso aos autarcas da região duriense.”Para já, e apesar da boa vontade da secretária de Estado dos Transportes, o que vemos é a linha sem carris, agora espero que não seja para fazer alguma ecopista, todo o cuidado é pouco”, alertou. “Os responsáveis pelas autarquias devem estar atentos ao evoluir de todo o processo. As vias-férreas do Corgo e Tâmega são importantes para as populações”, sublinhou.
Apesar do prazo legal para o término dos trabalhos na via expirar apenas nos primeiros três meses de 2011, existe a expectativa que de a linha esteja operacional em finais de 2010. O Governo prometeu também novas composições para a circulação, o que irá tornar mais cómoda e rápida a viagem entre Vila Real e Régua.
Com um investimento próximo dos 23,5 milhões de euros ao longo dos cerca de 26 quilómetros da linha do Corgo, esta intervenção será o maior investimento alguma vez feito em vias-férreas estreitas transmontanas.