O livro “Bragança. Das Origens à Revolução Liberal de 1820”, editado pela câmara municipal de Bragança aquando da comemoração dos 555 anos, a 20 de fevereiro de 2019, foi premiado esta semana com um galardão internacional dedicado ao design gráfico, pela Graphis em Nova Iorque.
O livro foi desenhado pelo estúdio OOF Design, com coordenação de Fernando Sousa, tendo o projeto de design sido inspirado no modo de navegação em uma página web, sendo facilitada de acordo com um índice lateral e da hierarquia organizadora dos conteúdos.
A obra aborda a história do concelho de Bragança desde os seus primórdios pré-históricos até à Revolução Liberal de 1820, resultado de um trabalho conjunto entre o município de Bragança e o Centro de Investigação CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, ilustrado com cerca de 500 fotografias e documentos históricos reveladores do património e das características do território.
Os prémios Graphis são atribuídos anualmente desde 1952, premiando os melhores projetos de design, fotografia, ilustração e publicidade que se realizam em todo o mundo e a categoria “Design Annual” integra a competição da Graphis que premeia anualmente trabalhos reveladores de especial talento na categoria de design gráfico. Este ano, foram 35 os prémios atribuídos a Portugal, um prémio platina, oito de ouro, 12 de prata e 14 menções honrosas.