Quinta-feira, 30 de Junho de 2022
Agostinho Chaves
Agostinho Chaves
Trata o jornalismo por tu. Colabora com a VTM há mais de 25 anos. Foi Diretor entre 2014 e 2019. Passou por meios de comunicação nacionais, como o Comércio do Porto e a Rádio Renascença.

Luto Nacional

A Agência Europeia do Medicamento e o conceito de descentralização que este governo possui; a falta de cuidado pelo nosso património histórico (Jerónimos, Gravuras do Coa, Convento de Cristo de Tomar); a referência do eurodeputado do PS, Manuel dos Santos, chamando a Luísa Salgueiro o que todos nós costumamos chamar a Ricardo Quaresma, epíteto de que este se orgulha; o autocarro que ardeu no Túnel do Marão e o centro de vigilância de Almada eram assuntos que estavam em agenda para um editorial, talvez para esta semana, para além do Circuito Automóvel de Vila Real (mais uma vez e com vaidade o faríamos).

-PUB-

Mas o vento que passa e que transformou as notícias do nosso país, conforme um dia escreveu Manuel Alegre, agora galardoado (e bem) com o “Prémio Camões”, fez rodar as chamas que mataram tanta gente, em Pedrógão Grande. Daí a não oportunidade de escrevermos “a quente” (desculpem-nos o jogo de palavras) qualquer comentário que seja nesta altura de luto nacional.

Respeitemos o luto, o sofrimento, o desalento de todos nós. Mas não deixemos para trás a necessidade de pensarmos bem em factos dramáticos, horrorosos, inconcebíveis como este.

Um bombeiro foi detido, na semana que passou, por ter causado, propositadamente, cinco incêndios, apenas para poder ter o prazer de os ir apagar com os seus camaradas de corporação. Assim o disse a um juiz, como justificação. Oxalá um dia não estejamos a lamentar a queda de um avião sobre Lisboa, Porto ou Faro por causa de um drone manipulado por um irresponsável que, com o mesmo espírito de “voyeur”, corra logo a recolher imagens da tragédia, enviando-as para um canal televisivo e poder deliciar-se, no sofá de sua casa, a ver o efeito do seu “trabalho”.

É mesmo preciso intervir nestas matérias, com muita coragem política.

Mais Lidas

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.