Além de partilhar uma refeição natalícia, os mais velhos tiveram oportunidade de rever e conviver com os vizinhos de outras freguesias, num dia diferente, recheado de alegria e boas memórias, onde não faltou o “Zé Cantante”, de Pegarinhos.
‘”Vim pela primeira vez e estou a gostar muito deste convívio”
ALDINA MAGALHÃES
CARVALHO
Aldina Magalhães, de 59 anos, veio da aldeia de Carvalho e participou pela primeira vez neste convívio. “Estou a gostar muito. Vim com o meu marido e com estes amigos da freguesia de Vila Chã”.
Foi emigrante em Espanha e após regressar ao seu país foi trabalhar num lar. “Agora estou em casa a cuidar das minhas galinhas e dos meus coelhos. Hoje foi um dia diferente e quero regressar no próximo ano”.
Maria Vieira, de 74 anos, veio com os amigos da Associação de São Mamede de Ribatua, já não é nova neste almoço, que gosta de marcar presença. “É a terceira vez que venho, a festa está bonita e a comida é boa.
“Gosto de me divertir e aproveito estes momentos para cantar e dançar”
MARIA VIEIRA
SÃO MAMEDE DE RIBATUA
E como gosto de me divertir, aproveito estes momentos para cantar e dançar”.
O Natal foi passado com a família, com presentes para todos. “É sempre uma alegria juntar os meus filhos e netos em casa, com o amor da minha vida, que é o meu marido, com quem estou casada há 54 anos”. Além disso, à mesa desta família não faltou o tradicional bacalhau, o polvo, rabanadas, aletria, bolos de bacalhau. Não falta nada”, revela Maria Vieira.
Mafalda Mendes, vereadora da autarquia, disse à VTM que se reuniram “mais de 500 pessoas, numa sala que tem cada vez mais gente vinda de todas as freguesias do concelho, num momento de reencontro, em que as pessoas andam de mesa em mesa à procura de amigos e familiares”.
A mesma responsável sublinhou que esta população tem merecido “especial atenção” por parte do município. “Ao longo dos anos temos momentos de alegria e festa, mas também temos apoios sociais, de forma a dar mais segurança e conforto aos nossos idosos”, como o programa solidário Abem, em parceria com a Associação Dignitude.
‘”É um momento de reencontro, em que as pessoas andam de mesa em mesa à procura de amigos e familiares”
MAFALDA MENDES
VEREADORA CM ALIJÓ
Além disso, a autarquia dispõe de uma Comissão Municipal de Proteção da Pessoa Idosa, que tem estado “muito atenta” às pessoas que vivem isoladas e vulneráveis. “Temos ainda apoios para recuperar habitações degradadas e também temos uma extensa rede de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que lhes prestam cuidados e a câmara apoia regularmente estas associações para que façam um trabalho de proximidade com quem mais precisa”.
António Fernandes, presidente da Junta de Vila Chã, trouxe 40 pessoas da sua freguesia e salientou a importância desta iniciativa.
“É importante que as pessoas se encontrem em qualquer altura, em especial no Natal, até porque muitos dos idosos que aqui estão não têm o aconchego dos outros”.
No final do dia, todos foram presenteados com uma camisola “quentinha”.
O presidente da câmara municipal, José Paredes, marcou presença no almoço, juntamente com o restante executivo, agradecendo às juntas de freguesias e IPSS envolvidas, à Quinta da Levandeira do Roncão, que recebeu o evento, e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da iniciativa.