Amanhã, a Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) vai assinalar o encerramento ao trânsito de mais duas ruas do centro histórico de Vila Real, uma medida que vai vigorar durante o Verão, mas que se poderá alargar ao resto do ano.
A Rua Teixeira de Sousa e a Travessa da Portela são as duas artérias que, já a partir de amanhã, terão o trânsito encerrado a partir do meio- -dia, o que, segundo José Ricardo, presidente da ACIVR, vai permitir a dinamização do espaço pelos estabelecimentos de restauração e bebidas com a colocação de esplanadas”.
“As pessoas vão poder almoçar ou jantar ao ar livre sem a preocupação dos carros a passar”, o que também vai animar o comércio na zona, explicou o mesmo responsável, sublinhando no entanto que, por ouro lado, a circulação dos veículos durante a parte da manhã vai permitir que se efectuem as cargas e descargas para os estabelecimentos existentes nas duas artérias.
A medida estará em vigor durante o Verão, mas a ACIVR não descarta a hipótese desta ser alargada durante todo o ano, pese embora “durante o Inverno, com o frio e a chuva, possa não ter tanto resultado”.
Apesar de 22 comerciantes terem subscrito a ideia relativamente às duas artérias em específico, José Ricardo não coloca para já a hipótese do seu alargamento a outras ruas, até porque “a maioria dos comerciantes defende a circulação automóvel” em toda a zona histórica.
Quanto ao problema do elevado número de veículos que circulam e se encontram estacionados durante todo o dia nas ruas, que já há vários anos são exclusivas aos peões, o dirigente associativo revela que esse é exactamente um dos factos que comprova a preferência dos lojistas, tendo em conta que “nunca chegaram queixas à ACIVR sobre a questão”.
Assumindo a dinamização do comércio tradicional como uma prioridade, a Associação Comercial tem já agendado uma série de outras iniciativas, entre as quais se destaca, já nos dias 6, 7 e 8, a realização de um ‘outlet’ que vai permitir o escoamento dos stocks aos comerciantes. “Vamos ter animação, esplanadas, exposição de automóveis”, explicou José Ricardo, sublinhando que a actividade, a decorrer na zona da Nossa Senhora da Conceição, “vai ser uma mais-valia” económica para os lojistas.