Com ele, são actualmente quatro os bispos actuais saídos do Presbitério diocesano de Vila Real nos últimos vinte anos. (Os outros três são o bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro; o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto; e o bispo coajutor de Vila Real, D. Amândio Tomás, aos quais há que acrescentar o bispo de Bragança-Miranda, D. António Montes, natural deste concelho de Vila Real, e pertencente à Ordem Franciscana).
Sejam quais forem as carências de Sacerdotes numa diocese, a partilha de Presbíteros para ingressarem no Colégio Episcopal é uma prioridade fundamental na vida de qualquer diocese. Também aqui se aplica a palavra de Jesus: «quem perder a vida por minha causa e por causa do Reino de Deus há-de encontrá-la». Creio que o Senhor compensará as dioceses por estes prejuízos imediatos.
O Dr. Manuel da Silva Rodrigues Linda é natural da diocese de Lamego (15.04.1956), frequentou o Seminário Maior de Vila Real e foi ordenado presbítero para a mesma diocese (10.06.1981). Licenciou-se em Humanidades pela Faculdade de Filosofia de Braga em 1988, em Teologia pela Faculdade de Teologia da UCP (Porto), Doutorou-se em Teologia Moral pela Universidade de Comillas (Madrid).
Foi Pároco, Reitor do Seminário, Vigário Episcopal para a Cultura da Diocese de Vila Real, Coordenador da Pastoral na Diocese, Professor da UCP (Porto) e de várias Escolas Secundárias Civis e trabalhou no Tribunal Diocesano.
Ainda não está agendado dia da Ordenação Episcopal que se fará em Vila Real, no mês de Setembro.
Entretanto, envio a D. Manuel Linda o testemunho de júbilo fraterno pelo seu chamamento, júbilo partilhado por toda a Diocese e agradeço a variada colaboração pastoral que prestou à Diocese. Desejamos-lhe todos muita saúde e um longo e fecundo episcopado.