Domingo, 3 de Novembro de 2024
No menu items!

Mascarilheiros mirandeses expõem no Museu Abade de Baçal

Artesãos defendem que a máscara transmontana, símbolo da região, deveria ser mais valorizada e a temática integrada no ensino superior

-PUB-

“Máscaras Transmontanas” é o título da exposição de máscaras, patente no Museu Abade de Baçal de Bragança, inaugurada no fim de semana, e que reúne cerca de uma centena de obras dos mascarilheiros mirandeses Amável Antão e Carlos Ferreira.

“Nesta mostra temos representados vários rituais e também máscaras criadas por nós. No meu caso, é a natureza que me inspira para fazer certas máscaras, sendo todas em madeira que encontro pelo monte. Tento dar vida à natureza. Olho para a madeira que a natureza trabalhou durante anos e retiro apenas o que está a mais”, explicou Amável Antão.

Carlos Ferreira lembrou que esta exposição conjunta já estava pensada há muito tempo, sendo um misto de máscaras rituais

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS