Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
No menu items!

Meio milhão para ajudar jovens empreendedores

“Empreender com sucesso no Alto Tâmega” é o nome de uma iniciativa levada a cabo pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIM-AT) e pela Associação de Municípios do Alto Tâmega (AMAT), 

-PUB-

Pretende incentivar os estudantes destes concelhos, que frequentam o ensino superior, a criarem empresas e emprego no território, de forma a valorizar os recursos da região e a combater o envelhecimento da população.

Na apresentação do projeto, que decorreu na semana passada em Ribeira de Pena, o presidente da autarquia local, Rui Vaz Alves, revelou que o objetivo passa por fixar e captar a população mais jovem, que vai estudar para fora e acaba por ficar nas cidades onde fizeram o seu percurso universitário. “Queremos atrair jovens com capacidade de iniciativa, estimular o empreendedorismo e a criação de empresas inovadoras em articulação com as realidades locais, promovendo o autoemprego”, reforçou o autarca, adiantando que é “muito importante” procurar soluções inovadoras que combatam o desemprego e o despovoamento.

Com uma dotação financeira de 460 mil euros, a estratégia passa por envolver os cerca de três mil estudantes naturais do Alto Tâmega, que frequentam instituições do ensino superior, de norte a sul do país, a apresentarem projetos que criem o seu próprio emprego na região. 

Em breve será lançado um concurso de ideias que irá premiar as dez melhores propostas de empreendedorismo para a região, com uma verba de 5 mil euros.

Numa primeira fase, nas universidades e nos institutos politécnicos vão decorrer ações de divulgação que tem como propósito informar sobre o conjunto de incentivos que estão disponíveis, como fundos comunitários e outros apoios a nível local, para os ajudar a criar o seu próprio negócio.

A Sociedade Portuguesa de Inovação aproveitou para divulgar os resultados do mapeamento de estudantes universitários oriundos do Alto Tâmega, em que cerca de 80 por cento estão em instituições de ensino superior do norte do país, como Bragança, Vila Real, Braga ou Porto. 

Esta ação destinou-se, sobretudo, a estudantes, empreendedores, empresários e técnicos de entidades de apoio ao desenvolvimento empresarial.

O Alto Tâmega é composto pelos municípios de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
 

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEO

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS