O último boletim epidemólogico apresentado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) dá conta de 25.190 pessoas infetadas pelo novo coronavirus, em Portugal. Comparando com os dados de sexta-feira, que indicavam 25.351 casos positivos, "desapareceram" 160 casos.
A explicação para o que aconteceu foi dada por Marta Temido, durante a conferência de hoje da DGS. A ministra da Saúde disse que ""ontem [sexta-feira] verificou-se que num conjunto de casos da região Norte, desde 25 de abril, os testes informáticos de verificação encontraram 422 casos duplicados que não eram casos novos", acrescentando que "o número de casos a considerar na sexta-feira é 24.987".
A governante explicou que esta situação aconteceu porque "quando um caso confirmado laboratorialmente para SARS-CoV-2 não tem número de utente associado no registo, o sistema está parametrizado para verificar se o nome e a data de nascimento correspondem ou não a um caso que já estivesse confirmado". Neste caso, "o sistema considerou por defeito que eram novos casos".
Sendo assim, nas últimas 24 horas foram registados 203 novos casos de Covid-19, sendo agora 25.190. Os dados que foram duplicados vão ser agora corrigidos.
Até agora, há 1.023 vítimas a lamentar e 1.647 pessoas já recuperaram da doença.