Este cortejo constitui o expoente máximo das solenidades religiosas que tornam as Festas dos Remédios uma manifestação de Fé e de união de características únicas em todo o mundo. Também como é hábito, os cinco andores que integram o cortejo estarão em exposição, nos dias anteriores, neste templo religioso para os fiéis os poderem admirar, emprestando deste modo mais brilho e esplendor às festividades.
Remontando ao século XIX, a Majestosa Procissão de Triunfo é conhecida pelo facto dos andores que ostentam imagens sagradas serem puxados por juntas de bois, facto sancionado pela Sagrada Congregação dos Ritos da Santa Sé, após pedido formulado pela Irmandade dos Remédios. Existem outras procissões com animais, no entanto, esta é a mais antiga e tem autorização papal. Além disso, esta celebração é adornada por um número elevado de figurantes, incluindo muitas crianças, que encarnam “anjinhos” e figuras bíblicas, tornando este ato ainda mais rico do ponto de vista estético.
Dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, a cidade de Lamego vai promover mais uma vez uma das maiores romarias de Portugal, entre os dias 16 de agosto e 9 de setembro, oferecendo uma programação eclética na qual os rituais religiosos e profanos se cruzam em perfeita harmonia.
Fundada em 1519, a Misericórdia de Lamego celebra este ano cinco séculos de existência, com a dignidade que o simbolismo desta data suscita, promovendo nesta cidade um conjunto abrangente de realizações e iniciativas de diversa índole. A sua missão original é o apoio aos mais desfavorecidos, mas ao longo dos anos transformou-se numa instituição nacional de referência, sendo pioneira na criação e consolidação de novas respostas sociais.