Na próxima edição, o evento gastronómico “Sabores de Chaves” alia-se aos saberes artesanais da região. A ideia da iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Chaves e Associação “Chaves Viva”, é também mostrar a arte de produzir, dando assim origem à designação “Sabores e Saberes de Chaves”.
Há três anos que a autarquia flaviense tem vindo a realizar o evento “Sabores de Chaves”, cujo objectivo passa pela recuperação de toda a tradição gastronómica, sempre numa linha de fidelidade ao “saber fazer”, com sabores tradicionais genuínos e autênticos de elevada qualidade e reputação.
O papel desta feira – atenta aos recursos endógenos, à tradição – servirá de veículo para o contacto de perto com a boa gastronomia, através da promoção, em parceria com a Região de Turismo do Alto Tâmega e Barroso, de um fim-de-semana gastronómico. Os restaurantes da cidade serão convidados a proporcionarem nas suas ementas um conjunto de iguarias tipicamente flavienses, que foram transmitidas de pais para filhos, dando uma noção ao visitante da importância da herança cultural.
A realização da mostra representa uma ajuda para devolver à gastronomia e ao artesanato os seus lugares na comunidade, desempenhando também um contributo para o desenvolvimento local e um instrumento de requalificação territorial.