A presença de Lamego nos órgãos de decisão da RECEVIN representa a afirmação de um município que nos últimos anos, sob a presidência de Francisco Lopes, tem apostado em medidas de apoio ao enoturismo e aos vinhos do Douro.
Na XIII Assembleia Geral da RECEVIN foi ainda aprovada a Conta de Gerência e o Plano de Actividades para 2010.
A Assembleia decidiu solicitar aos eurodeputados dos países representados, Itália, Espanha, França, Grécia e Portugal, que subscrevam a proposta de declaração do Ano Europeu do Enoturismo, para avançar com programas de acção no âmbito do enoturismo e ainda para concretizar estudos e projectos explicativos das causas e soluções para o impacto das alterações climáticas na produção do vinho e no mundo rural.
Desta Associação europeia fazem ainda parte as cidades portuguesas de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Reguengos de Monsaraz e Santarém, cuja entrada foi aprovada nesta Assembleia- -Geral.
A RECEVIN tem como objectivo a promoção do vinho europeu, desenvolvendo a realização do Concurso Europeu de Vinhos, a eleição da Cidade Europeia do Vinho, entre outros.