De acordo com nota da autarquia, “a Semana Europeia para a Prevenção de Resíduos desafia-nos a agir em conjunto para moldar comunidades circulares destinadas a prevenir a produção de resíduos, pelo que as ações de sensibilização focam os 3R’s: promover a redução do consumo, a reutilização de produtos e materiais, a separação e o correto encaminhamento dos resíduos para a sua posterior reciclagem”.
As ações colocadas em marcha foram dirigidas “aos funcionários do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena”, já que estes “são agentes responsáveis por disseminar a mensagem em contexto extraescolar”, dado o seu papel determinante “no envolvimento escolar face a esta temática”.
A par destas iniciativas, foram realizadas ações de limpeza “a lixeiras criadas por deposição clandestina de resíduos, situação que pode ser evitada através da solicitação do serviço de recolha de monos que o município disponibiliza sem custos” alertou a autarquia.
‘PLOGGING’
A atividade coincidiu com o arranque da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e resultou de uma parceria entre o projeto “Cultura para Todos”, do município de Ribeira de Pena, e a organização sem fins lucrativos “CLDS 4G Sol Nascente”.
Ao longo de um percurso de cinco quilómetros pelas freguesias de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega e Santa Marinha, a par de uma intensa recolha de lixo, procurou-se sensibilizar a população para o impacto ambiental dos resíduos no planeta e, ao mesmo tempo, para a importância da prática de exercício físico, propósitos estes que definem o ‘plogging’ enquanto modalidade desportiva.
Criado a partir das palavras ‘jogging’ (corrida) e ‘plocka upp’ (apanhar), em sueco, ‘plogging’ é um tipo de desporto que combina a atividade física com a recolha de lixo durante um trajeto predefinido, ao mesmo tempo que procura sensibilizar os participantes para o respeito e preservação do meio ambiente.
Em Ribeira de Pena, estas “caminhadas sustentáveis” já são bem conhecidas de miúdos e graúdos que, desde 2019, se têm mobilizado em prol da preservação do concelho e do próprio planeta. A autarquia local garante que “continuará a promover e a desenvolver ações para que o nosso concelho seja amigo do ambiente”.