Esta iniciativa materializou-se na distribuição a todos os caminheiros de uma garrafa de alumínio reutilizável com a mensagem: "Diz não ao plástico".
As caminhadas de Carrazeda de Ansiães são uma iniciativa promovida pelo município e decorrem há vários anos, tendo uma grande adesão por parte de residentes e visitantes. Cada caminheiro utiliza em média cerca de três garrafas de 25cl por passeio, o que se traduz em centenas de garrafas de plástico utilizadas por ano.
Esta iniciativa tem como objectivo reduzir drasticamente a número de garrafas de plástico utilizadas, sensibilizando os caminheiros para a necessidade de adoptar medidas de redução de consumo do plástico descartável. Com esta acção o município de Carrazeda de Ansiães põe em prática as directivas nacionais que visam promover uma utilização mais sustentável dos recursos na Administração Publica através da redução do consumo de produtos de plástico estando de acordo com a estratégia Europeia para o Plástico numa Economia Circular.
O fim último desta iniciativa é sensibilizar a população para a necessidade de utilizar materiais com uma maior duração e resistência para um uso continuado, por oposição aos hábitos atuais de consumo cuja descartabilidade tem causado graves problemas ambientais, nomeadamente nos oceanos.
Município quer reduzir o consumo de plástico descartável
Na caminhada realizada no domingo, o Município de Carrazeda de Ansiães iniciou uma ação de sensibilização destinada a alertar todos os participantes para a necessidade de reduzir o consumo de plástico descartável.
APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.