Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024
No menu items!

Município reforça combate à vespa do castanheiro

O município de Vila Real, em parceria com a Associação Portuguesa da Castanha (RefCast), encontra-se a realizar, por todo o concelho, várias largadas de parasitoide para combater a vespa das galhas do castanheiro, uma praga que, nos últimos anos, tem sido prejudicial para os soutos da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

-PUB-

Esta praga, Drycosmus kuriphilus Tasumatsu, é a principal causadora da quebra de produção de castanha à qual se tem assistido no território.

Preocupadas com esta situação, atendendo ao aumento pedidos de ajuda dos produtores, no sábado, estas entidades procederam à realização de várias largadas pelo concelho, o qual acaba de ficar, deste modo, coberto na sua totalidade, como nos indicou Carlos Silva, vereador da autarquia.

“A área com mais castanheiros é o vale da Campeã, onde no ano passado já fizemos este trabalho e este ano nos encontramos a complementar”, referiu, acrescentando que a largada está a ser expandida a outros locais, de forma a que “os restantes espaços do nosso território sejam cobertos e, neste momento,

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS