Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2024
No menu items!

Museu Diocesano abre as portas a Fragmentos e Via Sacra

O Museu Diocesano de Lamego recebe a partir do dia 2 de Maio, duas exposições que irão dinamizar o renovado espaço cultural lamecense sediado na Casa do Poço. A pintura estará em destaque através de Fragmentos, da autoria de Fernando Direito, e Via Sacra. Vitrais, da responsabilidade dos alunos do 9.º ano do Colégio de Lamego.

-PUB-

Membro da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Lamego (ASEL), Fernando Direito apresenta alguns dos seus mais recentes trabalhos, numa exposição antológica que reúne pinturas das séries “Iconografias” e “Empório do Meio”, profundamente expressivas e onde abundam os tons ocres, roxos e violeta.

Natural de Vila Nova de Foz Côa, Fernando Direito nasceu em 1944, vive e trabalha em Lisboa, tendo iniciado a sua carreira nos anos sessenta em Moçambique. Expôs diversas vezes a título individual e colectivo e está representado em diversas colecções.

Na sala 2 do Museu Diocesano vai ser possível observar trabalhos executados pelos alunos do 9.º ano do Colégio de Lamego, que ao longo do ano, na disciplina de Área de Projecto, reproduziram, em vitral, a Via Sacra. O conjunto de 15 vitrais, que integra já a XV Estação, a Ressurreição de Jesus, foi uma das formas encontradas para prestar homenagem ao Colégio que este ano assinala os seus 150 anos ao serviço da comunidade, estando integrada no programa das comemorações destinado a assinalar a efeméride.

As sessões de abertura de Fragmentos e Via Sacra. Vitrais estão agendadas para as 17h00 e 17h30, respectivamente, no Museu Diocesano | Casa de Poço e poderão ser visitadas até 30 de Junho. A entrada é gratuita.

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

VÍDEOS

Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS