Membro da Associação dos Antigos Alunos do Seminário de Lamego (ASEL), Fernando Direito apresenta alguns dos seus mais recentes trabalhos, numa exposição antológica que reúne pinturas das séries “Iconografias” e “Empório do Meio”, profundamente expressivas e onde abundam os tons ocres, roxos e violeta.
Natural de Vila Nova de Foz Côa, Fernando Direito nasceu em 1944, vive e trabalha em Lisboa, tendo iniciado a sua carreira nos anos sessenta em Moçambique. Expôs diversas vezes a título individual e colectivo e está representado em diversas colecções.
Na sala 2 do Museu Diocesano vai ser possível observar trabalhos executados pelos alunos do 9.º ano do Colégio de Lamego, que ao longo do ano, na disciplina de Área de Projecto, reproduziram, em vitral, a Via Sacra. O conjunto de 15 vitrais, que integra já a XV Estação, a Ressurreição de Jesus, foi uma das formas encontradas para prestar homenagem ao Colégio que este ano assinala os seus 150 anos ao serviço da comunidade, estando integrada no programa das comemorações destinado a assinalar a efeméride.
As sessões de abertura de Fragmentos e Via Sacra. Vitrais estão agendadas para as 17h00 e 17h30, respectivamente, no Museu Diocesano | Casa de Poço e poderão ser visitadas até 30 de Junho. A entrada é gratuita.