Quarta-feira, 18 de Maio de 2022

Museu do Lagar de Azeite oferece viagem ao passado

Encerrado e desconhecido durante largas dezenas de anos, o Museu do Lagar de Azeite de Vilarandelo quer ser motivo de atração turística e dinamização da vila. Como tal, oferece visitas guiadas com descrição detalhada do “modus operandi” por quem sabe do que fala

Ao chegarmos às portas de madeira que nos permitem recuar na história e reviver a azáfama de um lagar de azeite do século XX, na Rua Dona Amélia Castelo, somos recebidos por José Vitorino que nos explica que, ali, na década de 1940 e início dos anos 50, se faziam “quatro peadas de azeite por dia. O patrão do lagar tinha um lagareiro, responsável por tudo, e nós, os produtores, tínhamos ajudantes. Eu ajudava o meu pai”.

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.