Sexta-feira, 24 de Março de 2023
No menu items!

Museu do Vinho recebe o “Pranto de Maria Parda” da Filandorra

A Filandorra - Teatro do Nordeste vai “festejar” o São Martinho, a 11 de novembro, com a representação no Museu do Vinho de São João da Pesqueira cuja temática se foca no vinho e na vinha, do texto dramático mais antigo sobre o vinho, Pranto de Maria Parda de Gil Vicente.

-PUB-

No dia em que se “prova” o vinho novo, o público é convidado assumir “personagens” vicentinas, com recurso a adereços e guarda-roupa da época de quinhentos, participando ativamente no espetáculo, nomeadamente no cortejo/procissão final que leva “em andor” a principal personagem, Maria Parda, «a mais pobre que os pobres que de goelas secas, morre à sede de vinho por não ter quem lho “venda” fiado». O espetáculo vai estender-se pelos diferentes espaços do Museu, e conta com a participação de um Grupo de Gaiteiros com reportório Medieval.

Estreado em 1993 Pranto de Maria Parda foi a 6ª produção da Filandorra e é um dos espetáculos mais visto, com mais de 400 representações. Do seu historial destaca-se a presença em cartaz na EXPO/98 – Pavilhão de Portugal, no Festival de Teatro Português em França (Lyon), nas Comemorações dos 750 anos do Tratado de Zamora (Espanha), para além das aldeias e quintas do Douro com representações em largos e lagares.

Este espectáculo marca o arranque do projeto “Pesqueiranima” promovido pela Câmara Municipal de S. João da Pesqueira e cofinanciado pelo Norte 2020 – Cultura Para todos, no âmbito do qual a Filandorra vai levar teatro a todo o concelho, num total de 18 espectáculos para IPSS e Juntas de Freguesia, com o objetivo de envolver as populações numa experiência que privilegia o encontro e o diálogo, aproximando o “fazer” teatral com as comunidades a partir de reportório adequado na sua conceção, encenação e montagem passível de representação em pequenas salas de associações, juntas de freguesia, ou mesmo ao ar livre. Neste contexto, são cinco as produções que a Filandorra vai representar no concelho: Os Músicos da Aldeia, com base na obra dos Irmãos Grimm, Os Músicos de Bremen; Diabos e Diabritos num saco de mafarricos de Alexandre Parafita; O velho da horta de Gil Vicente, Pranto de Maria Parda de Gil Vicente e Histórias da Vermelhinha de Bento da Cruz.

O espetáculo vai ter início às 18h00, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, com entrada livre mas limitada devido às normas impostas em prol da mitigação  da propagação da  doença COVID – 19 definidas pela Direção Geral de Saúde (DGS).

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

COMENTAR FACEBOOK

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.