Sábado, 4 de Dezembro de 2021

“Não há nada que substitua o regime presencial, a interação entre as pessoas”

Numa altura que se prepara o novo ano letivo, o reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) 
admite que a pandemia veio trazer dificuldades financeiras à instituição, que soma prejuízos na ordem dos 200 mil euros por mês. 
Para ultrapassar a crise, Fontainhas Fernandes diz que é necessário reforçar a ação social e aumentar a qualificação dos portugueses, pois só a formação tirará Portugal da cauda da Europa.

-PUB-

Em 2013, quando assumiu a reitoria encontrou a universidade num momento difícil.

Era o momento da Troi‑ka, o país atravessava fortes dificuldades. Na UTAD, para além das dificuldades financeiras, havia um clima de grande desmotivação, mas a universidade soube unir-se e começou uma trajetória muito positiva, em que conseguimos dar uma imagem de credibilidade para o exterior, e isso foi uma das questões que mais me motivou.
Depois, era preciso trabalhar a agenda externa, dar visibilidade à universidade e colocá-la ao serviço da região. E esse crescimento resultou em alguma visibilidade nacional, que acabou por ser traduzida na minha eleição para presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e outros cargos de dimensão nacional e

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

-PUB-

APOIE O NOSSO TRABALHO. APOIE O JORNALISMO DE PROXIMIDADE.

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo regional e de proximidade. O acesso à maioria das notícias da VTM (ainda) é livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta A Voz de Trás-os-Montes e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente e de proximidade, mas não só. É continuar a informar apesar de todas as contingências do confinamento, sem termos parado um único dia.

Contribua com um donativo!

Mais lidas

A Imprensa livre é um dos pilares da democracia

Nota da Administração do Jornal A Voz de Trás-os-Montes

Subscreva a newsletter

Para estar atualizado(a) com as notícias mais relevantes da região.