Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
No menu items!
António Martinho
António Martinho
VISTO DO MARÃO | Ex-Governador Civil, Ex-Deputado, Presidente da Assembleia da Freguesia de Vila Real

Não vim para a Turismo do Douro só para pagar dívidas, nem para baixar o défice

Começa a ser confrangedor o que se passa na relação do Governo com algumas instituições, algumas delas, bem enraizadas na sociedade portuguesa, autênticos baluartes da sua identidade. O que se passa com a reforma da administração, quer na reorganização de alguns setores, quer nas exigências a que sujeitam certas instituições são disso exemplo eloquente.

Veja-se, por exemplo, o que se passa com essa reforma tão atabalhoada como é a da extinção de algumas autarquias, Municípios e Freguesias.

Todos sabemos a importância que estas formas organizativas tiveram em Portugal através dos tempos. Todos lhe reconhecemos virtualidades, algumas delas, de difícil substituição. Mas vê-se e quase não dá para acreditar a forma como se fala das autarquias, designadamente, das freguesias e como se menospreza o seu papel de proximidade, real e não uma expressão “bem-sonante”, como já ouvi dizer.

A provar que elas, as freguesias, têm uma apurada consciência, nomeadamente, nos meios rurais, do seu papel na sociedade, assim como da expressão da nossa identidade de portugueses, pode lembrar-se a grande manifestação

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS