Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2024
No menu items!
Barroso da Fonte
Barroso da Fonte
Escritor e Jornalista. Colunista n'A Voz de Trás-os-Montes

Nem sempre o presunto do vizinho é melhor do que o nosso

Não vou falar da Feira do Fumeiro em Boticas (que já foi), ou em Montalegre que vai ser este fim de semana. Nem sequer vou repisar o descrédito em que políticos que nos convenceram a votar neles, acabaram por ser das maiores decepções republicanas. Muito menos vou aqui aplaudir a belíssima defesa que o catedrático Amadeu Carvalho Homem, faz no quinzenário Renascimento de 15 do corrente, sobre «por que sou republicano». Aqueles que em Outubro de 1910 a impuseram contra a Monarquia, estavam com as mãos mais limpas do que aqueles que temos tido, nomeadamente depois do 25 de Abril de 1974. Salvaram-se alguns inocentes, na confusão dos oportunistas. Passámos a viver numa República selvagem porque os tribunais entupiram, os criminosos passaram a ser heróis, os banqueiros viraram usufrutuários dos depósitos alheios, os empresários de sucesso passaram a beneficiários do rendimento mínimo garantido e o novo-riquismo passou a ostentar a outra face da pantominice social.

É claro que, há 35 anos, alguns verdadeiros republicanos valeram-se de uma baixa jogada corporativista e o povo anónimo transformou as más intenções, em intenções boas. Esses poucos «verdadeiros republicanos» foram abafados pela vozearia daqueles que falaram mais alto e impuseram a sua demagogia, em detrimento da justiça e bem-estar social. Passando em revista os casos jurídicos que atulharam os tribunais, cujos delinquentes são, maioritariamente, banqueiros, pedófilos, altos quadros da administração pública e políticos de proa.

Estes cem anos vão ter muitos aplausos, mas foram mais os fracassos do que as vitórias.

Leio no DN desta data, (15/1) que o ex-ministro Carrilho vai ser julgado por vários crimes porque a Juíza «entendeu que chamar corrupto a

Artigo exclusivo PREMIUM

Tenha acesso ilimitado a todos os conteúdos do site e à edição semanal em formato digital.

Se já é PREMIUM,
Aceda à sua conta em

OUTROS ARTIGOS do mesmo autor

NOTÍCIAS QUE PODEM SER DO SEU INTERESSE

ARTIGOS DE OPINIÃO + LIDOS

Notícias Mais lidas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS