A equipa deslocou-se, uma vez mais, junto da comunidade escolar para dar a conhecer o jornal e todas as tarefas que implicam a sua produção. O feedback continua a ser idêntico ao da primeira ação, uma vez que são poucos aqueles que têm uma noção concreta de como se chega ao produto final. O entusiamo, a vontade de aprender e a partilha de conhecimento também se mantêm, o que tem dinamizado as palestras realizadas por um jornalista, um fotojornalista e um designer da equipa da VTM.
A par dos alunos, os professores têm tido um papel crucial no sentido de estimular e sensibilizar os alunos para a importância da imprensa regional. Para Rosalina Sampaio, docente na Escola Secundária São Pedro, “este é um projeto muito importante e penso que todos ficaram com uma ideia mais clara de como é elaborar um jornal e da importância da imprensa local”.
Do lado da Escola Profissional da NERVIR, Beatriz Capela, uma das alunas presentes, também não escondeu a admiração pelo “trabalho que dá fazer um jornal”, uma opinião partilhada pelos restantes estudantes, bem como pelas docentes que os acompanharam, que pediram, inclusive, “que o projeto seja alargado a mais turmas e mais alunos”.
O périplo pelas escolas termina esta semana. Hoje a VTM está de visita aos agrupamentos de escolas Diogo Cão e Morgado Mateus. Amanhã é a vez da escola secundária Camilo Castelo Branco.
Lembrar que no dia 31 de dezembro, a VTM vai para as bancas com um suplemento especial dedicado a este projeto e que conta com a colaboração dos alunos das várias escolas