DR

Jornadas Missionárias 2017

"Missão do coração ao coração"

As Obras Missionárias Pontifícias estão a organizar as suas jornadas 2017 com o tema ‘Missão do coração ao coração’ e já divulgaram o programa para os dias 16 e 17 de setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.


O presidente da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, D. Manuel Linda, é o responsável pela abertura das Jornadas Missionárias 2017, às 10h15, de 16 de setembro.
A primeira conferência, começa às 10h30, e durante uma hora, a professora universitária Isabel Varanda vai falar sobre ‘Aceitação da Missão. Acreditar no impossível’, a partir da frase de São Lucas “Sim… Faça-se…”.

O bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, apresenta depois o tema ‘participação do missionário no mistério de Cristo’, antes da pausa do almoço.
O primeiro dia de Jornadas Missionárias 2017 continua às 15h00 com a reflexão ‘Da experiência de Deus às experiências do missionário’, pelo superior geral dos Missionários da Boa Nova, o padre Adelino Ascenso, que foi missionário no Japão durante quase 20 anos.

A psicóloga clínica e terapeuta familiar Margarida Cordo vai ainda falar sobre ‘Missão como promessa e realidade’, a partir das 16h00, e do programa constam ainda momentos celebrativos como a Eucaristia e a participação na Oração do Terço à noite, na Capelinha das Aparições.

A organização das Jornadas Missionárias 2017 é da responsabilidade da Comissão Episcopal Missão e Nova Evangelização, das Obras Missionárias Pontifícias e da CIRP – Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.

De 17 de setembro, segundo dia de encontro, destacam-se quatro momentos e começam com a reflexão do diretor do Serviço Jesuíta a Refugiados, André Costa Jorge, às 09h15, sobre ‘Missão como denúncia e acolhimento. Tráfego humano e refugiados’.

Depois, os participantes rumam ao Recinto de Oração do Santuário de Fátima para participarem na Eucaristia, às 11h00.

O diretor da Faculdade de Teologia em Lisboa, frei João Lourenço, vai falar sobre o ‘Cântico missionário para hoje’, às 15h00.

Segundo o programa das Obras Missionárias Pontifícias - que já têm o formulário de inscrição online – a apresentação das conclusões e envio das Jornadas Missionárias 2017, é às 16h30.
 

Comentários