Márcia Fernandes

Apanha de maçã solidária em Arroios

É uma iniciativa de solidariedade invulgar. A Greengrape | Alltodouro, em parceria com o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus (Vila Real), promove uma apanha de maçã solidária no próximo sábado. O resultado da colheita será entregue a diversas instituições de solidariedade social do concelho.


A atividade solidária tem lugar num pomar de Arroios, aldeia dos arredores de Vila Real que é conhecida pela excelência dos produtos hortícolas e frutícolas. A concentração será sábado, pelas 10h00, junto da Capela de Arroios, monumento do século XVIII que marca uma das mais bonitas praças do Douro. 

A apanha realiza-se entre as 10h00 e as 13h00 num pomar que se situa nas imediações da capela barroca. Após a apanha, terá lugar um ‘pic-nic’ no pomar, cuja participação exige inscrição obrigatória.

A atividade solidária tem como objetivo doar a fruta que for recolhida a diversas instituições de solidariedade social do concelho de Vila Real, nomeadamente as Florinhas da Neve, o Centro Social e Paroquial de Mouçós e Lamares, Centro Social Paroquial de Mateus, Centro Social e Paroquial de Guiães, Centro Social e Paroquial de Constantim e Vale de Nogueiras, Centro Social e Paroquial de Vila Real e Centro Social e Paroquial de Vila Nova. 

De inscrição obrigatória, o ‘pic-nic’ no pomar terá o custo de quatro euros. O valor angariado reverte a favor da organização da viagem de finalistas dos alunos do 11º ano do Curso de Animação de Turismo do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, co-organizadores da apanha solidária. As inscrições podem realizar-se através do e-mail greengrape@greengrape.pt ou através do telefone 936825649. 

No final, cada um dos participantes poderá ainda colher maças para consumo próprio, bastando para tal levar um saco. “Esperamos que seja um dia muito agradável e diferente, em contacto com a natureza, privando com amigos e familiares e que ao mesmo tempo possamos ajudar as pessoas carenciadas de diversas instituições de Vila Real”, sublinham os estudantes do curso de Animação de Turismo, que assim realizam um evento em conjunto com uma empresa privada em contexto de trabalho. O fim da atividade está previsto para as 16h00.

Comentários