DR

Municípios termais aplaudem iniciativas da Eurocidade

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves-Verín apresentou, na Assembleia Anual da Associação Europeia de Cidades Históricas Termais (EHTTA), a carta de águas e o guia de património termal da única Eurocidade da Europa com uma estratégia turística conjunta.


Os projetos do AECT para a promoção do destino conjunto, sob a marca “Eurocidade da Água”, estão a ser apoiados pela referida Associação como “City lab” (cidade laboratório) de iniciativas transfronteiriças com o objetivo de poder replicar-se noutros territórios europeus.

A assembleia teve lugar no município termal de Loutraki, berço histórico do Termalismo na Grécia que deu origem à palavra “Thermae”. Entre as atividades organizadas, destaca-se uma nova edição de “Cafés de Europa”, um conceito antigo de tertúlias intelectuais que se realizavam na cidade belga de Spa durante o século XX, e que tem vindo a ser recuperado e utilizado pelos membros da associação para reunir peritos de termalismo de todo o mundo e analisar os desafios do setor para o futuro.

O AECT participou, de forma ativa, nas decisões da assembleia geral da Associação e participou em várias reuniões de trabalho do taskforce group (grupo técnico de estratégia europeia) para avançar com novas candidaturas a fundos comunitários.

O AECT é membro da Associação desde 2015 e tem vindo a participar em projetos conjuntos de promoção dos diferentes destinos que formam parte do Itinerário cultural europeu de cidades termais apoiado pelo Conselho da Europa.

Comentários