DR

“Os robots foram ao jardim”

No dia 24, no âmbito do evento “Programar para crianças/Code to Kids” do Centro Escolar de Alijó, integrado na semana da Code Week, foi realizada uma atividade de partilha de experiências e ensinamentos realizada para os alunos do Jardim de Infância. Nesta atividade, o Jardim de Infância do Centro Escolar de Alijó recebeu a visita dos meninos e educadoras do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua, que vieram apresentar e ensinar os colegas de Alijó a utilizar os robots Kibo, Cubetto e a Lagarta Programável Fisher-Price.


A visita, que foi acompanhada por um jornalista da TSF, insere-se, também, no âmbito do projeto CodeMode do Centro Infantil da Santa Casa da Misericórdia do Peso da Régua que tem como objetivo colocar as crianças dos 3 aos 6 anos em “modo de programação”, para que possam desenvolver, desde cedo, as competências do século XXI.

Foi uma tarde divertida para os alunos da educadora Cristina Gaspar, e onde foi possível criar cenários de aprendizagem diversificados reunindo tecnologia e programação. Os alunos foram estimulados através da experimentação de “Objetos Tangíveis Programáveis” [OT] (que estimulam a criatividade e contribuem para a construção do seu próprio conhecimento). No final, foi realizado um lanche convívio pautado pela boa disposição, ficando a vontade de se repetir este tipo de atividades mais vezes. 

A atividade insere-se numa estratégia mais abrangente do Agrupamento de Escolas D. Sancho II, Alijó de desenvolvimento e participação em projetos que visam dotar os alunos de competências para o séc. XXI, onde as competências digitais são consideradas competências essenciais e contou com a colaboração e coordenação dos professores António Mansilha e Carla Mansilha, membros da equipa TIC/PTE e do Clube da Programação e da Robótica.

Comentários