DR

Jornadas Nacionais da Pastoral Familiar

A Comissão Episcopal do Laicado e Família está a organizar, através do Departamento Nacional da Pastoral Familiar, as Jornadas Nacionais que terão lugar em Fátima, no Edifício Paulo VI, nos dias 11 e 12 de novembro, sob o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.
 


Aos Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar, em colaboração com os Movimentos da Família, coube a divulgação do programa junto das suas comunidades e a centralização local das inscrições, num esforço de mobilização que visa uma abrangência cada vez maior, oferecendo a todo o Povo de Deus um momento importante de formação e de enriquecimento humano, espiritual, teológico e pastoral.  

 O programa tem 3 momentos significativos: 1) Uma exposição por Juan Ambrosio, teólogo e docente da UCP que vai falar sobre “O Evangelho da Família – Redescobrir, viver, anunciar”; 2) Uma mesa redonda onde três universitários, sob moderação do P. José Pedro Azevedo, Diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Universitária do Porto, vão dizer “O que pensam os jovens sobre o modo como a Igreja anuncia o Evangelho da Família”; 3) Um momento testemunhal, que partilha “O anúncio do Evangelho da Família” feito nas áreas específicas de: a) Departamento Nacional da Catequese, por Cristina Sá Carvalho, docente da UCP; b) CPM-Centros de Preparação para o Matrimónio, pelos casais Esmeralda/Paulo Lima e Graça/Marco Pinho; e c) Famílias de Caná pelo casal Teresa e Niall Power e seus seis filhos.

Na noite de sábado haverá uma reunião com os Assistentes e Diretores dos Secretariados Diocesanos da Pastoral Familiar e Assistentes e Presidentes Nacionais dos Movimentos da área da Família. Os restantes participantes têm oportunidade de ver, no contexto da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia” o filme “Kramer contra Kramer”, comentado por um sacerdote ligado à Pastoral Familiar e por um casal.

São da responsabilidade da organização as presidências do terço das 18.30 horas de sábado, na Capelinha das Aparições e a Eucaristia das 09.00 horas, de domingo, na Basílica da Santíssima Trindade.

As pessoas que, por qualquer razão, ainda não se inscreveram, podem ainda fazê-lo diretamente para o Departamento Nacional da Pastoral Familiar – até ao dia 5/11 - através do email: dnpfamiliar@gmail.com ou pelo telefone: 919 789 777.

Comentários