DR

Município promove a participação cívica

A pensar na promoção e na valorização da participação cívica e política dos mais jovens, a autarquia de Mesão Frio vai implementar o Orçamento Participativo Jovem (OPJ). 


De acordo com o comunicado do município à imprensa, esta iniciativa visa estimular o envolvimento dos jovens nas questões políticas, governativas e administrativas locais, fomentando “a troca e a partilha de projetos e opiniões”, de forma “a desenvolver o espírito crítico”. 
Esta medida permite que todos os cidadãos, entre os 6 e os 17 anos, que frequentam as escolas concelhias ou que residam no concelho de Mesão Frio, possam contribuir com os seus projetos, ideias e opiniões para o Orçamento Participativo Jovem, de maneira a desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento do município. 
Os concidadãos que apresentem idades entre os 18 e 35 anos, também podem contribuir, desde que estejam recenseados no concelho. 
De acordo com a autarquia, serão apenas aceites propostas que vão de encontro, não apenas com o desenvolvimento, mas que se enquadrem dentro dos critérios de ordem legal, financeira e de exequibilidade. Desta forma, os projetos serão analisados e avaliados pelas entidades municipais competentes, tornando os vencedores como projetos concretos de investimento, tendo em conta os objetivos traçados pelos munícipes. 
Com o OPJ, a autarquia pretende estimular uma relação de transparência e de proximidade entre os agentes políticos e os seus cidadãos, tornando a população jovem mais ativa e integrada nos projetos da democracia local.

Comentários