DR

Centenas de pessoas na Feira Tradicional da Matança do Porco

A V edição da Feira Tradicional da Matança do Porco, realizada no fim de semana, levou até Souto Maior várias centenas de pessoas. 


Como já vem sendo habitual, ano após ano, a Junta de Freguesia de Souto Maior organiza a tradicional matança do porco, numa alusão ao recordar de uma tradição que marcava esta época do ano, numa festa que juntava família e amigos.

A matança do animal teve lugar no sábado ao início da tarde, dando-se início a um ritual cujos princípios tradicionais estiveram sempre presentes, até à degustação do sarrabulho feito em pote de ferro ao lume.
Ao início da tarde, decorreu a abertura da feira tradicional com diversos expositores de gastronomia e artesanato, com o grupo de bombos de Sanfins do Douro e com muita animação com concertinas pelos Diatónicos. 

À noite, a animação ficou com o grupo Amigos da Paródia, de Coimbra.
Domingo começou com a desmancha do porco e com a habitual missa no Centro Social. O almoço foi servido com as carnes do porco, muita broa e bom vinho tinto, numa oferta da Freguesia de Souto Maior a todos os presentes. A tarde foi de muita animação, com centenas de pessoas presentes para assistir às desgarradas e cantigas ao desafio, com Pedro Cachadinha e Amigos, com a companhia das já “romeiras da casa”, as Marias Malucas - romeiras de Portugal.
Esta IV edição da Feira Tradicional da Matança do Porco encerrou com os rojões no pote e broa de centeio.

A Junta de Freguesia agradece a todos os expositores que marcaram presença na Feira, ao município de Sabrosa pela colaboração, a todas as pessoas que ajudaram na organização, bem como a todas as entidades que se fizeram representar no certame. Um agradecimento muito especial à Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Souto Maior pela disponibilidade e por toda a ajuda na organização do evento e logística.

Comentários