DR

JSD Distrital propõe Feriado Europeu

A Juventude Social Democrata do Distrito de Bragança entregou ao Eurodeputado José Manuel Fernandes, uma proposta que visa a criação do primeiro feriado europeu.


À margem da visita da comitiva do PSD do distrito de Bragança a Bruxelas, Paulo Afonso apresentou ao eurodeputado a proposta "Um contributo para a Identidade Europeia: Dia da Europa”, que pretende “enraizar a identidade e cultura europeia, celebrando o Dia da Europa, nos 27 estados-membros ”. Para Paulo Afonso, é “importante relembrar a origem, a identidade e a ambição do projeto europeu, sob pena deste desaparecer, ao longo do tempo, pelo desconhecimento, pela desvalorização e pela falta de identificação”.

Para os jovens socialdemocratas “o projeto europeu assiste ao crescimento de movimentos nacionalistas e populistas que ameaçam a União, exponenciado com o Brexit, e com a crescente instabilidade política mundial, justifica-se a necessidade de estimularmos a identidade europeia, dar a conhecer a presença e importância da União Europeia nas vidas dos europeus.”, e consideram que “poucos conhecem os seus valores, os direitos e as vantagens que a União Europeia nos oferece, sendo considerada tecnocrata e uma elite sediada em Bruxelas”. Segundo Paulo Afonso, “estas opiniões conduzem a um crescente afastamento dos cidadãos europeus da sua Europa, não se revendo na sua ação, nas suas políticas e, mais grave, na identidade europeia”.

Assim, a Comissão Política Distrital de Bragança da JSD tomou a iniciativa, através do seu líder, de entregar uma proposta que pretende criar o primeiro feriado europeu, a ser celebrado nos 27 estados-membros, no dia 9 de maio de cada ano, data que assinala o aniversário da Declaração de Schumann. Além disso, pretendem que, nesse dia, sejam “ realizadas um conjunto de iniciativas europeias com articulação nacional, celebrando a história, cultura e identidade europeia”.

Para os jovens laranjas o “Dia da Europa, mais que uma efeméride informal, deve ser festejado como um dia dedicado à expressão da UE, em todos os seus estados-membros”. Para o líder dos socialdemocratas, este feriado “será um pequeno contributo para reavivar a identidade e cultura europeia, nos diversos estados membros. No fundo, queremos semear e cultivar Mais Europa e Melhor Europa!”

A proposta mereceu elogios do eurodeputado José Manuel Fernandes, que se comprometeu a analisá-la e discuti-la com o PPE e restantes eurodeputados. Este louvor de José Manuel Fernandes foi, para Paulo Afonso, “um reconhecimento de que a integração europeia ainda não está acabada e que precisamos promover a cultura e identidade comum, construindo, juntos, na diversidade”. Paulo Afonso promete que a Distrital da JSD continuará a “olhar com carinho para as questões europeias, uma vez que Bragança é o distrito mais Europeu de Portugal.”. No final, o líder dos jovens socialdemocratas afirmou que “a JSD é a juventude partidária mais europeísta de Portugal” e afirma “continuar a construir o sonho inacabado que é a União Europeia”.

Comentários