Rota dos Moinhos leva amantes da natureza a Martim Tirado

A “Rota dos Moinhos”, passeio pedestre que é já um marco na descoberta do território, realiza-se este ano no próximo domingo, em Martim Tirado, Carviçais. 


O passeio dá a conhecer não apenas os moinhos de água predominantes no concelho, mas também a sua necessidade em outros tempos para garantir a produção de alimento. 

Os trilhos, já muitas vezes pisados por pastores e agricultores para tratarem das suas culturas, podem, mais uma vez, ser utilizados pelos amantes das caminhadas. 

O contacto com a natureza, com um leve toque da funcionalidade histórica destas estruturas, que pela mão dos moleiros tornavam o grão em farinha, torna-o num percurso de grande interesse. 

Durante a caminhada, os participantes podem apreciar a Fonte da Saúde, “Eiras da Vacas”, os Moinhos de água, o Palão, Quedas de água, a Mina da Galena, a Fonte dos Moleiros, o Curral das Cabras, a Fraga Amarela, Gravuras, o “Pulpado” e também a Fonte do Grixo.

O trajeto tem início pelas 9h00, junto à Escola Primária, estendendo-se por 10km, com a duração prevista de 3h30. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 18, às 12h00, na Junta de Freguesia de Carviçais, no Gabinete de Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo. 

Comentários